top of page

NOSSA HISTÓRIA

O Rancho se transformou oficialmente em Haras. Mas, por que Macal? “Marcelo dos Cavalos”, como foi conhecido durante muitos anos, foi o que deu origem ao nome “Macal”. 

MARCELO DUARTE E O HARAS MACAL

​A história do Marcelo Duarte e a sua paixão pelos cavalos começou na infância, quando ele tinha apenas 2 anos de idade. Em um dia, ele viu a carroça do peixeiro passando pela sua rua e não parou de chorar até que sua mãe o colocasse em cima. Depois disso, quando ele ouvia o peixeiro na rua, ela tinha que levá-lo para que ele pudesse ver o cavalo.

Mais tarde, quando ele tinha apenas 11 anos de idade, vendeu a sua criação com 150 coelhos e comprou seu primeiro cavalo, o Filó, um mestiço Mangalarga com Inglês - o cavalo do peixeiro.

Foram muitos anos de história como negociante, sempre com cavalos de sela. Em 2004, com a compra da propriedade e atual Haras Macal, ele se mudou para Suzano, no Rancho Macal, um local com foco no comércio de cavalos. Porém, tudo mudou em 2008 com a chegada do garanhão argentino C.A. Rebenque e o início da paixão pela raça American Trotter.

Foi por causa do Rebenque que a história do Marcelo com a raça começou, e, hoje, já são mais de 16 anos com a raça e mais 150 potros nascidos.

rancho macal.jpg

Filho de Althe’as Crow e Arin Rime Rose, em mãe Noble Speedster, o reprodutor Chucaro Althe’as Rebenque foi o garanhão chefe do Haras Macal por muitos anos e também um dos destaques do cavalo trotador.

C.A. Rebenque se destacou por ser detentor da melhor campanha entre todos os trotadores que já correram no Brasil. Possui o melhor tempo em pista, que foi de 1:59 na milha, nunca superado por nenhum trotador no país, e foi dedicado à reprodução, possuindo muitos produtos correndo e vencendo.

O Rebenque foi um garanhão que conseguiu transmitir aos filhos beleza, temperamento, velocidade e precocidade. Todos os seus produtos mostram a genética herdada do pai, ou seja animais com muitas qualidades.

Com mais de 100 filhos nascidos, Rebenque nos deixou em abril de 2022, mas deixou um belo histórico para a raça para o Haras Macal.

rebenque.png

“Em mais de 40 anos mexendo com cavalos, eu nunca havia tido um cavalo que não tivesse nenhum defeito, com uma índole que até hoje desconheço, tamanha docilidade, lealdade e grande coração.” Marcelo Duarte

marcelo duarte e guilherme wissman.jpg

Após várias mudanças, em 2016, nos primeiros debutes oficiais da ABCCT (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Trotador), o Rancho tinha a potra Areta e o potro Antônio, que debutaram oficialmente e foram campeões. Nos anos seguintes a história não parou, com a vitória do Bad Boy e da Blue Star em 2017, do Crown em 2018 e da Esperança e do Escalibur 2020, todos filhos do Rebenque.

Em 2020, em parecia com o amigo Guilherme W, ocorreu em 100% a transformação do Rancho Macal para Haras Macal, focado exclusivamente na criação de cavalos da raça American Trotter.

 

Após o falecimento do garanhão C.A. Rebenque, hoje o Haras conta o garanhão Serpent e mais de 30 éguas puras, dentre elas filhas dos garanhões Rebenque e Serpent e também de Mystery Photo, Thunder Road e Pim Quick.

RC SERPENT

R.C. Serpent, trotador americano e atual garanhão chefe do Haras Macal.

Hoje, após anos de dedicaão dedicação à criação de cavalos da raça American Trotter, o Haras Macal é um berço de campeões. Com mais de 150 potros nascidos de 30 éguas puras, nossa criação reflete o compromisso com a qualidade, desempenho e a paixão que sempre nos guiou.

Ao longo dos anos, acumulamos títulos importantes, incluindo recordes de pista e vitórias memoráveis nos debutes. Cada potro é fruto de uma linhagem cuidadosamente selecionada, treinada e preparada para superar desafios e levar adiante a tradição de excelência do Haras Macal.

haras macal.jpg

1º LEILÃO HARAS MACAL – A MARCA DO TROTADOR

Em junho de 2023, foi realizado o 1º Leilão Haras Macal – a Marca do Trotador. Comprovando a valorização da criação nacional, o evento foi um grande sucesso e entrou para a história do Haras.

O evento foi um dia totalmente dedicado ao trotador, iniciando com uma programação de seis páreos que tiveram partida no elástico, relembrando os velhos tempos do Hipódromo da Vila Guilherme. O Dia do Trotador também contou com uma exposição de sulkies, dos mais variados modelos, levados por colecionadores. Para finalizar o dia, o Leilão comercializou mais de 30 lotes selecionados.

​“Tivemos uma reunião de amigos, onde pudemos relembrar as corridas de antigamente e oferecer o resultado da genética que investimos desde o início em nossa criação, de uma forma que todos tivessem acesso. Muito mais do que o valor arrecadado, nosso desejo é que os novos proprietários cuidem muito bem dos animais pois eles, depois de Deus, são o centro de tudo que acontece na minha vida. Amo meus animais e espero que os compradores os tenham como um presente de Deus, como eu os tenho”, afirmou Marcelo Duarte.

Para saber mais sobre o 1º Leilão Haras Macal, clique aqui e acesse o artigo exclusivo da Revista Cavaleiro News. 

GALERIA DO MACAL

Veja algumas fotos do Haras e da nossa história: corridas, eventos, potros, premiações, etc.

ESTRADA DOS MOREIRAS, 716 - SUZANO, SÃO PAULO

harasmacal@gmail.com

(11) 93230-6917 | (11) 94017-1318

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Whatsapp

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

bottom of page