top of page
rebenque.jpg

NOSSA HISTÓRIA

O Rancho se transformou oficialmente em Haras. Mas, por que Macal? “Marcelo dos Cavalos”, como foi conhecido durante muitos anos, foi o que deu origem ao nome “Macal”. 

MARCELO DUARTE E O HARAS MACAL

​A história do Marcelo Duarte e a sua paixão pelos cavalos começou na infância, quando ele tinha apenas 2 anos de idade, em 1970. Em um dia, ele viu a carroça do peixeiro passando pela sua rua e não parou de chorar até que sua mãe o colocasse em cima. Depois disso, toda semana, quando ele ouvia o peixeiro na rua, ela tinha que levá-lo para que ele pudesse ver o cavalo.


Mais tarde, quando ele tinha apenas 11 anos de idade, vendeu a sua criação com 150 coelhos e comprou seu primeiro cavalo, o Filó, um mestiço Mangalarga com Inglês - o cavalo do peixeiro. Desde então, não se separou mais do mundo equestre.

rancho macal.jpg

Foram muitos anos de história como negociante, sempre com cavalos de sela. Em 2004, com a compra da propriedade e atual Haras Macal, ele se mudou para Suzano, no Rancho Macal, um local com foco no comércio de cavalos. Porém, tudo mudou em 2008 com a chegada do garanhão argentino C.A. Rebenque e o início da paixão pela raça American Trotter.

Foi por causa do Rebenque que a história do Marcelo com a raça começou, e, hoje, já são mais de 14 com a raça e mais 100 potros nascidos.

rebenque.png

“Em mais de 40 anos mexendo com cavalos, eu nunca havia tido um cavalo que não tivesse nenhum defeito, com uma índole que até hoje desconheço, tamanha docilidade, lealdade e grande coração.” Marcelo Duarte

Após várias mudanças, em 2016, nos primeiros debutes oficiais da ABCCT (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Trotador), o Rancho tinha a potra Areta e o potro Antônio, que debutaram oficialmente e foram campeões. Nos anos seguintes a história não parou, com a vitória do Bad Boy e da Blue Star em 2017, do Crown em 2018 e da Esperança e do Escalibur 2020, todos filhos do Rebenque.

O garanhão americano R.C. Serpent, propriedade do Luizinho Claus em parceria com o Marcelo, chegou no Haras em 2019 para servir algumas éguas. Em 2022, ocorreu o debute dos seus potros Glamur e Gênesis.

Macal RC Genesis, foi a grande campeã do Debute de Trotadores 2022, com a menor marca de toda disputa, inclusive entre machos. Com tempo de 2:15.13, Genesis detém o recorde de todos os Debutes entre fêmeas.

 

Antes mesmo do debute, Macal RC Glamur bateu o recorde do 1º leilão realizado pela ABCCT com oferta de R$75 mil.

R.C. Serpent

Em 2020, em parecia com o amigo Guilherme W, ocorreu em 100% a transformação do Rancho Macal para Haras Macal, focado exclusivamente na criação de cavalos da raça American Trotter.

 

Após o falecimento do garanhão C.A. Rebenque em abril de 2022, hoje o Haras conta o garanhão Serpent e mais de 30 éguas puras, dentre elas filhas dos garanhões Rebenque e Serpent e também de Mystery Photo, Thunder Road e Pim Quick.

A partir da geração 21/22, os potros levarão como prefixo as letras MW ao invés de Macal. Além disso, agora os potros terão, junto com a marca do Haras Macal, mais duas marcas no pescoço: MW e uma numérica de identificação.

O primeiro potro geração 20/21 registrado com as novas marcas, em parceria com Guilherme, é MW RC Justiceiro (01/08/2020), que fará seu debute em 2024.

mw e macal.png

VEJA ALGUMAS FOTOS

bottom of page